“El Tigre” vence eleição na Colômbia com plataforma linha dura

Bogotá – O advogado e empresário Abelardo de la Espriella, de 47 anos, conhecido como “El Tigre”, venceu o segundo turno da eleição presidencial da Colômbia neste domingo (21). Com 99,58% das urnas apuradas, De la Espriella obteve 12.914.381 votos, equivalente a 49,6% dos votos válidos, contra 12.663.687 votos, ou 48,6%, do senador de esquerda Iván Cepeda, candidato do Pacto Histórico indicado pelo atual presidente Gustavo Petro. A diferença foi de aproximadamente 250 mil votos.
A eleição foi uma das mais polarizadas da história recente do país e registrou uma das maiores participações de eleitores já vistas em um pleito colombiano.
De la Espriella nunca havia ocupado cargo eletivo antes desta eleição. Construiu sua campanha em torno de uma plataforma de linha dura contra o crime, inspirada no modelo do presidente salvadorenho Nayib Bukele, e propôs a construção de dez megapresídios no país. Em junho, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump declarou apoio formal ao candidato em sua rede social Truth Social.
A vitória de De la Espriella representa uma guinada à direita na Colômbia após o governo de Petro, primeiro presidente de esquerda da história do país, que chegou ao poder em 2022.O novo presidente toma posse em 7 de agosto.
Osmar Neves
https://diariodovale.com.br/politica/el-tigre-vence-eleicao-na-colombia-com-plataforma-linha-dura/

LR
“El Tigre” vence eleição na Colômbia com plataforma linha dura




Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.