Junior relembra “canja” com Champignon tocando System of a Down e Queens of the Stone Age: “Um absurdo”

O baterista e cantor Junior aproveitou o Dia do Baixista para resgatar uma de suas maiores memórias no rock nacional e prestar uma homenagem emocionante ao saudoso Champignon, eternizado por seu trabalho no Charlie Brown Jr. e colega de Junior na banda Nove Mil Anjos.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o músico relembrou como a amizade entre os dois começou de forma despretensiosa e cheia de peso, revelando detalhes de uma verdadeira jam session que antecedeu a formação do grupo que também contava com o guitarrista Peu Sousa e o vocalista Péricles Carigó.
[Champignon] foi com certeza um dos maiores baixistas que esse país já teve, principalmente de rock and roll. Era um cara incrível, a gente ficou muito amigo, ele era muito massa”.
De System Of A Down a QOTSA: a primeira “canja”
A conexão musical entre os dois se deu por meio de um projeto de Champignon chamado Music Legends. Na época, o baixista convidava diferentes músicos para participações especiais e chamou Junior para assumir as baquetas em uma apresentação.
O que era para ser apenas uma música acabou virando um desafio de alta intensidade, com os dois tocando clássicos modernos do Rock Alternativo e do Metal. Junior relembrou a empolgação do momento:
Ele me chamou pra tocar batera, tocar uma música. E eu acabei tocando duas músicas, porque no ensaio foi tão legal que ele falou: ‘mano, toca mais uma!’. E aí a gente acabou tocando duas músicas que foram ‘Toxicity’ [do System of a Down] e ‘No One Knows’ [do Queens of the Stone Age].”
Convite por E-mail e o nascimento do Nove Mil Anjos
Após essa primeira experiência juntos, os músicos perderam contato por um tempo. No entanto, o entrosamento não foi esquecido. Quando Champignon se uniu ao genial guitarrista Peu Sousa, os dois decidiram que queriam Junior no projeto.
O convite aconteceu em um momento de transição histórica para a música pop brasileira. Junior conta que recebeu um e-mail dos músicos exatamente durante a semana de encerramento da icônica dupla que formava com sua irmã:
Eles resolveram montar uma banda e me mandaram um e-mail na época […] A gente acabou se falando, tava no final da dupla Sandy & Junior, tipo na última semana de turnê. A gente começou a se falar, combinou de fazer um ensaio e foi incrível.”
“Um Monstro do Contrabaixo”
Para encerrar o vídeo, o baterista fez questão de exaltar o virtuosismo técnico do amigo. Tocar ao lado de Champignon era, segundo Junior, uma experiência de extrema pressão e precisão rítmica.
A experiência de ser baterista de uma banda em que o Champignon era baixista foi uma parada muito única. Eu nunca vi alguém tocar com tanta pressão, coisas tão difíceis… exigia uma destreza absoluta, coisas rápidas de se tocar, virtuosas. E ele tinha tudo isso, ele tinha groove, ele tinha pressão, virtuosismo. Era um absurdo, um monstro do contrabaixo.”
A homenagem terminou com um recado saudoso: “Onde você estiver, Champ, um beijo pra você. Você foi muito foda. Valeu!”.
O post Junior relembra “canja” com Champignon tocando System of a Down e Queens of the Stone Age: “Um absurdo” apareceu primeiro em TMDQA!.
Tony Aiex

LR




Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.